bocas expressionistas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×
Bocas expressionistas (o poema), é homenagem ao cinema e minhas paixões totais, o expressionismo, uma delas: Paula Modersohn-Becker (1876-1907) pintou este Autorretrato em 1906. Ela é uma das precursoras do movimento expressionista alemão. Sofreu as dificuldades de ser mulher no meio de artistas misóginos e de uma crítica de arte (feita por homens) que zombava de suas pinturas. Até hoje sua obra não é muito conhecida fora da Alemanha. Essas são as bocas expressionistas: mulheres que falam por si mesmas, sobre sua dor, sua angústia e desejos. Muitas bocas, expressionistas ou de outros naipes vanguardistas, todas elas, bocas femininas e feministas, tinham, muitas vezes, mais talento ou técnica, ou sofisticação em suas pinturas do que os homens artistas (mas a dificuldade era que alguém admitisse). Só não tinham a credibilidade do mercado de artes ou de quem comprava quadros. O mesmo sofriam as escritoras. A sociedade sempre impôs que arte devia ter sexo, somente um. Sempre teve e sempre foi do homem. Mas graças a essas bocas impressionantes, lutadoras e inquietas bocas, nós pudemos e podemos ver que não, a arte tem sexo: todos.
sua boca fala
diz coisas espaciais
 
sua boca explode
versos reprodutores
dispensa
elogios
e primores
 
caleidoscópio na areia
sua boca se move
cinema expressionista
 

bocas e palmas de ouro em cannes (expressionistas!)

sua boca movie
la película 
uma trajetória de setenta e sete rotações
 
seu beijo murmura
morde sorri e se vai
 
tudo então 
se consola e cala

 

(minhas páginas, pessoais ou de cursos: instagramugrowth e linkedIn)
 

*Curiosidades sobre a pintora Modersohn-Becker

– Ela deixou mais de 700 pinturas, mais de mil desenhos e 13 gravuras, numa produção que aconteceu entre os anos de 1895 a 1905. Ou seja, durante dez anos! Foi vítima de embolia pulmonar 18 dias após o parto de sua primeira filha. 
– Foi uma das precursoras dos autorretratos em nu. Seu grupo de artistas fez fama no pequeno povoado de Worpswede, próximo a Bremen. Lugar de paisagens nórdicas e de jovens artistas. O poeta checo Rainer Maria Rilke foi um dos grandes amigos de Paula.
Clique aqui e leia o famoso poema Réquiem para uma amiga, feito para ela. É um poema enorme, uma homenagem belíssima (no site está em espanhol).
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.