tofu estragado, china, chuva, olimpíada e rio de janeiro que se cuide

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

as inundações são fatos na china. é impossível esconder ou falar sobre isso. há dias os moradores de algumas cidades convivem com ruas alagadas e rios que transbordam. mesmo assim, o regime chinês censura os jornais que tocam no assunto. o que acontece lá serve de alerta para o brasil que vai organizar os jogos olímpicos. por quê?
explicações mais adiante.
as chuvas sem fim provocam uma série de consequências.
caos no trânsito, destruição de casas, pessoas que ficam ilhadas. deslizamentos em outras regiões. é impossível que direta ou indiretamente a vida de alguém não seja afetada pelas inundações.
mas os censores chineses acharam melhor falar de outra coisa. eles já haviam bloqueado uma história aprofundada sobre as inundações em pequim. jornais que mandam repórteres entrevistar vítimas das enchentes perderam tempo.
o governo simplesmente cortou e retirou de blogs qualquer menção às matérias. nomes de pessoas mortas em decorrência das chuvas foram substituídos pelos nomes de oficiais chineses que morreram em serviço.
esse tipo de procedimento é bem mais comum do que se imagina. o governo de pequim se cansou das matérias sobre as inundações. não quer mais tanta negatividade. acha que isso contribui para estragar a imagem do país. do regime.
prefere reportagens sobre resgates. o trabalho dos bombeiros. sobre a eficiência do governo em lidar com os problemas. o departamento central de propaganda do partido comunista chinês ordenou que os relatos críticos e comentários sobre inundações fossem reduzidos.
e que jornalistas se concentrassem em dar informações positivas. mas o fato é que as tragédias provocadas pelas chuvas expõem as práticas corruptas de construção em pequim.
jornalistas chineses, censurados, dizem que quase todos os prédios modernos do país são feitos de material precário, que eles chamam de tofu-estragado. prédios que não resistem a uma chuvarada sem fim. as obras olímpicas foram um oceano de corrupção. mas o objetivo foi alcançado. pequim vendeu a imagem de uma grande cidade, organizada (há controvérsias), poderosa, grandiosa, e que fez uma grande olimpíada. mas quem vive na capital, quem é de lá mesmo, sabe o que é.
pequim ficou paralisada pelas chuvas em 2004. e, desde então, o sistema de esgoto não teve melhorias. as autoridades gastaram dezenas de bilhões de dólares na construção de projetos olímpicos, aeroportos e metrôs. algo que todos bateriam palmas. mas por que eu vou comprar uma máquina de lavar se meu encanamento está com vazamento? o que eu faço primeiro?
enfim.
bastaram dias de chuvas intensas para ver que a cidade não está preparada. que não é segura. dezenas de pessoas morreram. mas o governo esconde seus nomes. milhares sofreram prejuízos. mas o governo usa uma peneira para esconder litros e litros de água que teimam em vazar.
e agora, essas chuvas estão mostrando, diariamente, o que realmente estava escondido embaixo do rico tapete chinês.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.