o segredo da longevidade de Guiner (trecho de Os Suicidas)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

((para comprar meu livro de contos cliquem aqui, só 2,99))

Guiner estava sonolento, mas ouviu a última pergunta.
– Qual o segredo da longevidade? – pergunta o entrevistador
Guiner entende a pergunta, mas imagina quantas vezes ela foi feita. Pensa também nas respostas de todos os velhinhos e velhinhas, com mais de 90 anos como ele; e todas as respostas que conseguiu imaginar lhe agradam. Mas não satisfazem. Guiner fica alguns segundos angustiado. Angustiado pelo tempo que está tomando do entrevistador do programa e da tevê (foram seis segundos). Guiner fica nervoso. A pergunta retumbando…
(- Qual o segredo de sua longevidade?)
Retumbando…
Guiner lacrimeja os olhos. É difícil ter 93 anos no meu país. Foi difícil nascer no início do século. É difícil responder essa pergunta. O segredo da longevidade? Talvez seja chorar menos. Ou sorrir mais. Ou ser tudo o que se quer. Talvez seja comer cereais todas as manhãs. Quem sabe seria admirar-se com as manhãs. Guiner vai responder. Ele imagina que o entrevistador fique constrangido com um velho que não dá uma resposta qualquer de velho para a platéia nova aplaudir com simpatia e condescendência, uma pitada de comiseração previsível, presumível. Guiner fica mais nervoso por não entender por que está tão nervoso.
(- Qual o segredo da longevidade?)
Retumbando…
Guiner vira a cabeça para o público, a câmera, os músicos, o perguntador e responde, em lágrimas tímidas, desculpando-se por ser tão fraco, tão velho, dizendo
– Eu… Eu sinceramente… Não sei.
Os olhinhos miúdos e mudos e roxos, agora esgarçados e enormes, dirigem-se ao homem da pergunta. “Não sei”. Retumbando na mente do homem. “Não sei o segredo da longevidade”.
– O senhor não acha que os velhos como o senhor são escolhidos? Ou pelo destino ou por Deus ou uma entidade qualquer?
Guiner dessa vez sabe responder.
– Eu acho que se todos tiverem oportunidades iguais para viver em sociedade justa, será muito fácil passar dos noventa.
A platéia aplaude. Guiner falou até melhor do que se esperava. O apresentador faz cara de tudo bem. Encerra a entrevista e chama os comerciais.
Guiner vai embora num táxi. Sente-se triste. Como se tivesse deixado… alguma coisa pelo caminho. Olha para trás :  93 anos. Olha para a frente :  garoa fina. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.