imagem é tudo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

centenas de milhares.
em histeria coletiva total… querendo, tentando alcançar e tocar o caixão do “querido líder”.
algo mais impressionante do que as cenas dos argentinos chorando a morte dos perón.
algo melhor ensaiado do que as produções hollywoodianas.
ou será que é tudo verdade?

não tem mesmo como saber. a transmissão é da tv oficial. (veja este vídeo do youtube)
a coreia do norte é uma ditadura há décadas -absolutamente fechada ao mundo – e a lavagem cerebral é do nível de khadafi-gaddafi-kadhaffi na era líbia anos 80.
mas se for verdade, não deixa de ser curioso que um povo adore – fanaticamente – seu ditador. eu digo isso de um senhor que propositadamente isolou e atrasou seu país em relação ao resto do mundo. nada a ver com os cubanos. lá, eles realmente tiveram ganhos na saúde, educação e esportes. e realmente – muitos deles – acham fidel um herói revolucionário. já no caso do Kim Jong-il, ele desenvolveu armas nucleares, estimulou a tensão com o vizinho coreia do sul, deu prosseguimento a dinastia que herdou do pai (fidel não criou herdeiros para cuba). é verdade que a coreia do norte é um dos países mais alfabetizados do mundo. mas que tipo de educação? kim promovia um intenso culto a personalidade dele, sem espaço para oposição. me amem ou morram. algo assim. até khadafi permitiu a existência de opositores (para criticá-los e mandar matá-los depois, claro).
nos anos 90, mais de 2 milhões de norte-coreanos morreram de fome ou de consequências da fome. será que alguém no país culpou o poderoso kim jong-il?
se culpou, ninguém ficou sabendo.
e aquelas imagens de crianças chorando copiosamente, (aquilo, sim, foi ensaiado, afinal, crianças são imprevisíveis: nem a melhor professora de primário conseguiria ensaiar à perfeição, com tamanha coordenação).
enquanto isso, os norte-coreanos verdadeiramente choram. sinceramente? não sei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.